quarta-feira, 7 de julho de 2010

Quem disse que soja é ruim?

Médicos e nutricionistas capacitados já falaram tudo sobre os benefícios da soja na alimentação feminina. O que falta então para que as mulheres incluam a “benfeitora soja” na alimentação? Tenho certeza que falta sabor. Para tornar a soja uma alimento saboroso são necessários alguns procedimentos. Me respondam com sinceridade: o que você pensa quando a salada é de soja? Já sei: “Ai meu Deus!” Pois é, isso acontece porque a soja deve ser preparada adequadamente, é uma alimento que requer mais tempero que qualquer outro.

Soja em grãos

Soja em Grão

O sabor que nos desagrada da soja pode ser neutralizado. Para isso, selecione os grãos, lave em água corrente, em seguida, jogue água fervente por cima, espere um minuto e escorra a água. Coloque os grãos de molho em água quente por oito horas, depois desse tempo, lave os grãos em água corrente. Pronto! A soja está preparada pra ser cozida. Com essas dicas você vai preparar deliciosos pratos com a soja. Vou aguardar os comentários, ok?
Uma semana temperada pra todos!

Proteína de Soja Texturizada

É obtida do grão da soja através de um método de cocção em alta temperatura e com pressão. É rica em proteína de origem vegetal e contém baixo teor de gordura. No mercado é encontrada em pedacinhos pequenos (semelhante à carne moída) ou pedaços grandes (parecidos com cubos de carne). Pode ser clara (como a carne de frango) ou escura (como a carne bovina). Antes de qualquer preparação, deve ser deixada de molho em caldo (carne, legumes, frango ou peixe) fervente por 30 minutos, esse procedimento altera a sua textura e melhora o sabor.

proteina texturizada de soja hidratada

Experimentei a receita de escondidinho de soja texturizada com mandioca que a chef Vanessa Barroso enviou, hummm! É uma delícia!

vanessa

Acompanho de perto o trabalho da Vanessa. Com estudo e muita pesquisa, a chef se dedica a gastronomia saudável. No seu blog  www.culinariacomgosto.blogspot.com publica receitas mais leves e saborosíssimas. No Espaço Celdom Gourmet os cursos de comida light da chef  Vanessa fazem muito sucesso.

Escondidinho de Proteína de Soja Texturizada

Equipamentos Balança, fogão, forno.
Utensílios Bowl, colher, faca, panela, ralador.
Rendimento 6 porções

Ingredientes

Quantidade

Mandioca descascada

800 g

Creme de leite de soja

200 g

Azeite extra virgem

40 ml

Proteína de soja texturizada

200 g

Shoyu light

10 ml

Caldo de legumes

400 ml

Cebola branca picada

80 g

Tomate s/ pele e s/ semente picado

120 g

Alho picado

10 g

Salsa fresca picada

½ molho

Cebolinha fresca picada

½ molho

Orégano seco

3 g

Tofu defumado ralado

100 g

Azeitona verde picada

100 g

Sal refinado

a gosto

Pimenta do reino branca

a gosto

Modo de Preparo:

1. Hidrate a proteína de soja no caldo fervente. Deixe por 30 minutos.

2. Corte a mandioca em cubos, cozinhe em água e sal.

3. Depois de cozida, amasse a mandioca ainda quente. Leve ao fogo em uma panela com 10 ml de azeite. Adicione o creme de leite misture bem. Reserve.

4. Refogue a cebola em 10 ml de azeite, junte o alho, o tomate, refogue bem, adicione a proteína de soja já hidratada, as azeitonas, a cebolinha e a salsa. Tempere com sal e pimenta.

5.Montagem: Em um refratário untado com o restante do azeite, coloque uma camada do purê de mandioca, o refogado da proteína de soja, polvilhe com orégano e termine com o restante do purê.

6. Leve ao forno a 200ºC por 15 minutos.

escondidinho de soja 

Um comentário:

  1. bom dia! Não deixem de conferir as deliciosas receitas elaboradas com Soja de Minas em nosso blog: http://sojademinas.wordpress.com/category/receitas/
    Soja de Minas é saúde e sabor para sua família!

    ResponderExcluir